Lubrificante: qual o consumo considerado normal.


É normal que os motores a combustão interna consumam, naturalmente, uma quantidade de óleo lubrificante durante o processo de queima de combustível. Isso já é previsto pelo fabricante dos motores e, pode-se considerar um consumo normal, um limite máximo de 0,5% de óleo lubrificante gasto em relação ao óleo combustível (diesel) consumido. Em outras palavras: a cada 100 litros de óleo diesel consumido no funcionamento do motor é normal que ele consuma, no máximo, 0,5 litro de lubrificante.

Se o consumo ultrapassar esse valor, pode-se considerar que se tem um caso de consumo excessivo de óleo lubrificante. Em condições normais de operação, a longo prazo, o desgaste dos componentes móveis do motor poderá fazer com que ele consuma maior quantidade de óleo lubrificante. Mas também existem outros fatores que podem causar consumo acima dos níveis considerados normais.
Os mais comuns, são: entrada de impurezas por falha na filtragem do ar; excesso de carga no motor; excesso de funcionamento em marcha lenta; e óleo de má qualidade. Antes de verificar se o alto consumo de lubrificante é uma realidade, procure averiguar se não existem vazamentos pelos retentores, tubulações, cárter, turbo, conexões, etc.
Para manter seu motor dentro dos parâmetros normais de consumo de lubrificante existem algumas providências que são fundamentais para manter o seu bom funcionamento:
1. Evite a entrada de impurezas (poeira, areia, terra, fuligem etc.) para o interior do motor. Isso é facilmente conseguido com a freqüente verificação dos filtros de ar e, também, das vedações das mangueiras e tubos de entrada de ar, substituindo-os sempre que necessário.
2. Use somente tipos e marcas de óleos recomendados pelo manual do proprietário do fabricante do seu veículo. Óleos com viscosidade fora da especificação solicitada ou de má qualidade também podem causar o consumo excessivo do lubrificante.
3. Camisas que ficam espelhadas por trabalho contínuo em marcha-lenta, ou sem carga, ou por falta de manutenção nos bicos injetores (ocorrência mais conhecida como lavagem de camisa).

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