A Moda no Design Automobilístico


O March cor-de-rosa da Nissan. Foto: Ewerthon Tobace

Os modelos de carros automobilísticos têm tomado um novo rumo desde a incorporação do setor ao mundo das mulheres. Qual é o seu modelo de carro favorito, e quais são os requisitos principais para a escolha de seu carro?

O público feminino tem escolhido formas mais arredondadas e estabilizadas para a parte externa do carro, assim como texturas e cores em seu interior.

Quais são os requisitos importantes para uma mulher escolher o carro para a sua família? Qual é a influência feminina na escolha da marca de um automóvel, suas criações e novos modelos? Pois bem. Esta influência é definitivamente cada vez maior!

Contam os responsáveis pelas marcas de automóveis, que a tendência começa a variar e as mulheres se lançam desde já a tomar frente da renda familiar e quando chega a hora de escolher o carro para a família, quem acaba decidindo é a mulher.

Quais as vias que elas utilizam para comprar o carro? A Internet é a primeira a se destacar; pois por esta via elas buscam informações especializadas e imagens na rede. E, além disso, a base de suas decisões não tem muito a ver com o gosto e decisão final dos homens

Enquanto os homens se apegam na potência e na imagem musculosa e dinâmica do carro, a mulher é mais prática, e ainda quando importa principalmente o desenho (tanto interior quanto exterior e aqui também nota-se a importância que a mulher faz para os espaços para guardar suas coisas, os espelhos, e para colocar cadeiras para as crianças.), não deixa de observar o nível de segurança do veículo, e atende a razões tão importantes como a eficiência no consumo de combustível, e também tem que haver o mínimo de emissão de gás carbônico no ar para contaminar menos e poupar nos impostos do carro.

Como conta Maria Verônica Frontado, desenhista de produtos da General Motors, as companhias do setor tem levado o assunto ao alto escalão da empresa para fazer mudanças, trazendo assim mais atrativos aos veículos: “ antes os carros eram mais quadrados, mais baixos, enquanto que agora eles tem um desenho mais arredondado e leve, afirma a desenhista, que garante que, em parte, esta mudança se deve às mulheres.
As mulheres têm incorporado a moda no desenho dos automóveis. Isto tem dado um grande impacto no setor. Dessa forma, a moda tem transpassado as passarelas e tem feito sua aparição nos automóveis em forma de cores, texturas e materiais. Com feito, tem-se chegado a estabelecer certos paralelismos com os complementos da mulher, como bolsas e sapatos, passando à algumas peças dos carros, como os assentos, as cores e o tato destes acessórios. No caso de outros componentes como o painel, o volante e o câmbio de marchas, os materiais utilizados são plástico, vidro e metal com um acabamento brilhante comparando-se com peças de joalheria e de bijuterias.

Frontado, que trabalha conjuntamente com os engenheiros e com o departamento de desenho automobilístico, é encarregada de ligar em seu computador os traços técnicos e os caprichos dos desenhistas para criar uma composição perfeita no que se funde o funcional e o belo. Ela afirma que, normalmente vemos o carro como um todo, mas em seu departamento vê tudo: o volante, as portas, o painel... Cada elemento forma parte deste todo, mas são peças independentes, que tem um tratamento diferente.

Segundo a lista de Forbes, os modelos “femininos” são os preferidos. O favorito da maioria das mulheres é a espetacular BMW Z4.

Um comentário:

  1. oi tudo bem? seu blog esta muito bonito, eu não fikei sabendo nada da despedida,mais sei q o trabalho fikou muito bakana.bjo0os

    ResponderExcluir